Os piratas da internet invadiram o eBay, o site de comércio online entre consumidores que detém o sistema de pagamento virtual PayPal. O ataque informático fez com que a empresa pedisse aos cerca de 145 milhões de utilizadores activos, segundo o jornal britânico The Telegraphe, que mudassem as suas palavras-passe. O comunicado foi divulgado pela empresa na passada quarta-feira, 21 de Maio.

Os hackers, que invadiram o software da empresa fundada por Pierre Omidyar, tiveram acesso aos dados pessoais dos utilizadores como nome, e-mail, morada, número de telefone ou data de nascimento. Os dados bancários não foram alvo de ataque, segundo o eBay, mas isso não impede que os hackers tentem aceder às contas bancárias dos utilizadores.

O ataque informático ocorreu entre o final de fevereiro e início de março, com encriptação das palavras-passe dos utilizadores, dando tempo aos hackers para extraí-las, explicou David Emm, investigador em segurança na empresa Kaspersky Lab, no artigo publicado pelo The Telegraph. O eBay já anunciou que está a investigar “agressivamente” o assunto e pediu aos utilizadores que mudem as palavras-passe de todas as contas online em que a mesma se repita. No Reino Unido, existem mais 15 milhões de utilizadores activos.

O Observador tentou saber quantos utilizadores existem em Portugal, mas ainda não obteve resposta por parte da empresa norte-americana, que, em 2013, atingiu um volume de negócios de cerca de 154 mil milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR