O Ministério Público (MP) do distrito judicial de Lisboa registou perto de 2.300 casos de violência doméstica no primeiro trimestre deste ano, o que significa uma média de 25 queixas por dia, revela um balanço divulgado esta terça-feira. Os relatos de violência contra crianças aumentaram mais de 50%, e a violência contra idosos praticamente duplicou.

Do total de inquéritos entrados no primeiro trimestre deste ano, 129 referem-se a crimes (que não de natureza sexual) contra crianças, que aumentou 53,5% e 159 a crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual de menores.

No que respeita a crimes de violência relacionada com comunidade escolar foram registados 57 inquéritos, ainda que, segundo o MP, a violência relacionada com a comunidade escolar tenha decrescido 25,9% em relação ao mesmo período do ano passado, já que registou menos 20 casos.

Tendência inversa ocorreu com os inquéritos registados de violência contra idosos – contam-se 45 – e que, segundo o MP sofreram um aumento de 136,8%, já que no primeiro trimestre de 2014 se verificaram mais 26 casos que no mesmo período de 2013.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR