Mais de 1,1 milhões de declarações de IRS foram entregues desde o início de maio, segundo números hoje divulgados pelo Ministério das Finanças, que garante que o portal das Finanças “está operacional”.

“O portal das Finanças está operacional. Com efeito, até ao dia de [ontem] terça-feira, regista-se que o número de declarações de IRS (segunda fase) e de IRC entregues é superior ao número de declarações entregues no período homólogo de 2013”, informou o ministério. Até terça-feira, foram entregues 1.107.378 declarações de IRS (segunda fase) e 265.807 declarações de IRC.

Nos últimos dois dias, 26 e 27 de maio, entraram cerca de 150 mil declarações diariamente entre Modelo 3 (IRS segunda fase) e Modelo 22 (IRC), acrescenta o Ministério. O prazo legal para a entrega de declarações de IRS (segunda fase) e de IRC, que começou no início do mês, termina a 31 de maio próximo.

Apesar de queixas sucessivas de falhas no funcionamento do portal das Finanças, o Tribunal Administrativo recusou o pedido da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) para inibir multas aos contribuintes que entreguem fora de prazo as declarações fiscais que terminam este mês, mas a OTOC entrega hoje nova ação judicial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR