Choros intermináveis, fome sem hora marcada, birras inconvenientes em sítios públicos. Este é o retrato mais pessimista das crianças, mas é facilmente superado pela ingenuidade, pelo riso fácil e pela doçura. Porque as crianças são o melhor do mundo, como dizia Pessoa, e porque este domingo é o dia delas, o Observador dá-lhe sugestões gratuitas para aproveitar o dia com as suas, quer sejam filhas, sobrinhas, netas ou simplesmente porque todos já fomos como elas.

Em Guimarães, a festa da criança celebra-se sábado e domingo. Os “Dias Cheios de Ideias” terão lugar na praça da Plataforma das Artes e da Criatividade e ocupações não faltam: oficinas, visitas a exposições e espetáculos de poesia e música são alguns dos eventos anunciados para a cidade, a que se juntam o Mercadinho da Pequenada, do Livro e do Brinquedo. Tudo para animar a pequenada, e Vila do Conde não fica atrás. Nos jardins do Centro de Memória há filmes de animação, jogos tradicionais e oficinas de cinema. Das 10h às 13h e das 14h às 15h, o espaço está aberto para quem quiser aparecer.

A comemoração do dia da criança começa pode começar bem cedo em Lisboa. Logo pelas 10 da manhã na biblioteca Por Timor, em São Bento, há atelier de expressão plástica baseado numa história. A iniciativa intitula-se “A arte não esconde idades” e vai culminar na exposição dos trabalhos realizados pelas crianças, na biblioteca, em conjunto com o trabalho da pintora Maria Luísa Martinez Reimbau.

Em Alcântara há póneis, teatro de rua, insufláveis e carrocéis para animar as crianças e os acompanhantes. Os doces para completar a festa também não vão faltar. A junta de freguesia de Alcântara anuncia que estas atividades vão decorrer na Rua Pau, junto à escola Secundária Rainha D.Amélia, e haverá também algodão doce, farturas e gelados. Das 14h às 18h, os insufláveis também vão ser os reis da brincadeira no Jardim do Campo das Amoreiras. As pinturas faciais e a modelagem de balões juntam-se à festa, anuncia a junta de freguesia de Santa Clara.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Câmara Municipal de Aveiro preparou atividades a partir das 10 da manhã. No espaço junto ao mercado Manuel Firmino, há os habituais ateliers mas também jogos ecológicos para sensibilizar os participantes de palmo e meio para a separação dos resíduos. Brincar e sensibilizar parece ser a combinação perfeita. No mesmo sentido, há recolha de roupas e brinquedos e está prevista a pintura de um mural sobre os direitos da criança, onde os pequenos são os artistas. Aulas de karaté, ioga e zumba também estão planeadas. A terminar o dia, o Teatro Aveirense recebe, a partir das 18.00 horas, a Ópera infantil – O Aladino e a Lâmpada mágica, interpretada pela Orquestra Filarmonia das Beiras.

O dia da criança em Évora promete ser muito saudável. Das 9h às 13h, há futebol, badminton, desportos radicais e jogos tradicionais no relvado da Malagueira, em frente à junta de freguesia. Das 10h às 12h30 decorre o “Mercadinho das Brincadeiras”, no parque infantil da cidade. No sul do país, o dia da criança também não será esquecido. O Fórum Algarve, em Faro, preparou dois espetáculos de mini-circo: o primeiro às 11h e o segundo às 18h. Para além disso, os visitantes de palmo e meio podem brincar no insuflável gigante que estará montado no centro comercial, tal como no trampolim e no mini golfe.

No centro comercial Fórum Madeira, às 12h, há um espetáculo de fantoches. A peça ‘A Escola da Bicharada’ tem como personagem principal uma raposa que decide ser professora para que seja respeitada por todos. Uma lição de disciplina para as crianças, sempre pertinente, diria a maioria dos pais. Na praça central do Fórum Madeira estará montado um cenário campestre com dois póneis. As crianças podem dar uma volta com os animais e tirar uma fotografias para imortalizar o momento.