A época balnear abre oficialmente este domingo, mas muitos banhistas já tinham aproveitado os bons dias de abril para por os pés na areia. Para se escolher as melhores praias e aproveitar os prazeres do verão pode seguir-se duas recomendações: as da Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) ou as da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Das 544 águas consideradas balneares no ano de 2014, a Quercus escolheu 355 com qualidade de ouro, baseando-se exclusivamente na avaliação da qualidade das águas nos últimos cinco anos. A associação admite que os critérios são mais limitados do que os da ABAE, mas mais exigentes neste aspeto – a qualidade da água -, lê-se em comunicado. Das praias galardoadas 322 são costeiras, 28 são interiores e 5 são de transição. No total mais 19 praias do que no ano anterior.

Os conselhos com o maior número de praias no litoral são: a norte, Vila Nova de Gaia (18); no centro, Torres Vedras e Cascais (11); e a sul, Albufeira (19) e Vila do Bispo (12). Já para as praias de interior os concelhos com maior concentração são: Vinhais (3), Macedo de Cavaleiros, Pampilhosa da Serra, Proença-A-Nova e Vila de Rei (com duas praias cada).

A ABAE premeia todos os anos as praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Os critérios para as praias incluem, segundo a página da associação, a qualidade da água, limpeza das praias, recolha seletiva de resíduos, existência de instalações sanitárias, interdição aos animais ou a presença de nadadores salvadores. A Bandeira Azul foi atribuía a 298 praias e 17 portos de recreio e marinhas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas junho ainda não parece estar com as melhores condições para fazer praia. Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para este mês, a primeira semana terá uma maior precipitação do que o habitual no litoral norte. As temperaturas médias estarão abaixo do normal em todo o território na primeira semana, e na faixa litoral nas semanas seguintes. Para este domingo as temperaturas máximas ultrapassam os 20º C em todo o país, tendo a Guarda as temperaturas máxima e mínima mais baixas – 20º e 7º C – e Lisboa as mais altas – 27º e 16º C. Porém, o IPMA aconselha a utilização óculos de Sol com filtro ultravioleta (UV), chapéu e protector solar porque os níveis de radiação UV estão muito altos.