O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu um empréstimo de 150 milhões de euros ao Montepio para o financiamento de projetos de pequenas e médias empresas (PME) e de empresas de média capitalização.

O Banco Europeu de Investimento vai assim financiar projetos de investimento em Portugal com um custo máximo de 25 milhões de euros, no caso das pequenas e médias empresas, e de 50 milhões, no caso das empresas de média capitalização (mid-caps), aquelas que empregam menos de três mil pessoas.

O acordo assinado esta quinta-feira, em Lisboa, vai permitir canalizar dinheiro “para os setores produtivos da economia portuguesa em condições favoráveis, com maturidades longas, calendários de pagamento flexíveis e taxas de juro baixas”, sublinha o Banco Europeu de Investimento, em comunicado.

O BEI disponibilizou em Portugal, no ano passado, 595 milhões de euros para novas linhas de crédito destinadas a financiar projetos de investimento de PME e empresas de média capitalização. Na Europa, foram concedidos 22 mil millhões de euros, dinheiro que chegou a mais de 230 mil empresas europeias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR