O presidente russo, Vladimir Putin, pediu este domingo ao homólogo ucraniano, Petro Poroshenko, para prolongar o cessar-fogo no leste do país que expira na segunda-feira às 22:00 locais (20:00 em Lisboa), anunciou o Kremlin.

Vladimir Putin, o presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, falaram hoje numa conferência telefónica com Poroshenko durante cerca de duas horas e todos pediram ao presidente ucraniano que prolongue a trégua “por um período mais longo”, segundo a presidência russa.

Segundo um outro comunicado, da presidência francesa, Hollande e Merkel pediram ainda à Ucrânia e à Rússia “avanços concretos” na estabilização da situação no terreno, o prolongamento do cessar-fogo e a aplicação do plano de paz apresentado por Kiev.

Na conversa, a segunda feita a quatro nos últimos quatro dias, Hollande e Merkel voltaram a encorajar Putin e Poroshenko a trabalharem num mecanismo de controlo do cessar-fogo no leste da Ucrânia sob supervisão da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os dois dirigentes europeus reiteraram, por outro lado, que as autoridades ucranianas devem recuperar o controlo de três postos na fronteira com a Rússia tomados pelos separatistas pró-russos (Izvarino, Dolzhanski e Krasnopartizansk).

A mensagem corresponde ao que foi acordado pelos chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) na sexta-feira, advertindo a Rússia de que o não cumprimento destas exigências levará à imposição de mais sanções.

A presidência ucraniana indicou, por seu lado, que os quatro líderes vão voltar a falar na segunda-feira.