My persuasion can build a nation
Endless power, with our love we can devour
You’ll do anything for me

Who run the world? Girls!
(…)
Who run the world? Girls!

Beyoncé Knowles

A cantora norte-americana bem dizia que, estando no lado feminino da barricada, governava o mundo. Em 2014 e segundo a revista Forbes, Beyoncé Knowles é a celebridade mais poderosa do ano e destronou a apresentadora Oprah Winfrey. A 15º edição da lista, que determina quais os 100 famosos mais influentes do globo, foi divulgada esta segunda-feira e teve por base o dinheiro que as estrelas acumularam nos últimos 12 meses e a sua presença nos média e nas redes sociais. Beyoncé não se deu nada mal nas contas e arrecadou 115 milhões de dólares (84 milhões de euros), entre junho de 2013 e junho de 2014. Para tal, contribuíram um total de 95 concertos da Mrs Carter Tour, o que resultou numa média de 2,4 milhões de dólares (1,8 milhões de euros) por cidade.

Mas o império da artista imortalizada no grupo Destiny’s Child vai mais longe. Também o álbum “Beyoncé” foi um sucesso e vendeu 617 mil cópias em apenas três dias. Aos 32 anos, a Queen B, como é apelidada, tem contratos publicitários com a H&M e a Pepsi, além da linha de perfumes e da marca própria de roupa, House of Deréon. Não bastasses a riqueza acumulada, a revista Time considerou-a, em abril último e numa espécie de premonição, uma das celebridades mais influentes no mundo.

O ano de 2014 pode ser encarado como um ano bom para as minorias na lista, diz o Guardian: sete das oito celebridades mais poderosas  — Beyoncé Knowles (1º), LeBron James (2º), Dr. Dre (3º), Oprah Winfrey (4º), Floyd Mayweather (5º), Jay Z (6º) e Rihanna (8º) — são afro-americanas e uma é gay (a apresentadora Ellen DeGeneres). A Forbes pega por outra ponta: são os músicos que ocupam os lugares de maior destaque, sendo que 13 nomes dos primeiros 25 estão na respetiva área. Já o Le Figaro faz questão de mencionar que o top 10 está equilibrado (cinco homens e cinco mulheres), mas que a grande maioria das personalidades que dele fazem parte são norte-americanas. De referir que, em 30º lugar, está o português Cristiano Ronaldo.

1º Beyoncé Knowles: 84 milhões de euros
2º LeBron James: 53 milhões de euros
3º Dr. Dre: 454 milhões de euros
4º Oprah Winfrey: 60 milhões de euros
5º Ellen DeGeneres: 51 milhões de euros
6º Jay Z: 44 milhões de euros
7º Floyd Mayweather: 77 milhões de euros
8º Rihanna: 35 milhões de euros
9º Katy Perry: 29 milhões de euros
10º Robert Downey Jr.: 55 milhões de euros

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR