Carlos do Carmo foi distinguido com o Grammy latino “Lifetime Achievement Award”, um dos prémios mais importantes da indústria musical. A decisão foi tomada por unanimidade pela Latin Academy of Recording Arts and Sciences e é a primeira vez que um artista português vence este Grammy.

O galardão serve para distinguir a carreira e a obra das grandes referências do panorama musical latino. Carlos do Carmo irá receber o prémio no dia 19 de novembro em Las Vegas, nos Estados Unidos da América, no mesmo mês em que estreará o filme documental sobre a sua vida.

“O cantor Carlos do Carmo é um dos maiores cantores de fado do seu tempo”, pode ler-se na página da Academia. Lembrando a influência da sua mãe, a fadista Lucília do Carmo, a Academia lembra o papel importante de Carlos do Carmo na candidatura do Fado a Património da Humanidade, conseguida em 2011.

Willy Chirino, César Costa, Dúo Dinámico, Los Lobos, Valeria Lynch e Ney Matogrosso também irão receber o Grammy de “Lifetime Achievement Award” este ano.

Carlos do Carmo celebrou 50 anos de carreira em 2013. As comemorações contemplaram a edição do álbum Fado é Amor, uma revisitação a alguns temas emblemáticos do seu repertório, e uma exposição antológica produzida pelo Museu do Fado, “Carlos do Carmo 50 Anos”, que pode ser visitada gratuitamente na Cordoaria Nacional até 28 de setembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR