A edição de 2014 do EDP Cool Jazz arranca nesta quinta-feira, 3 de julho, e vai decorrer até 26 de julho, com os concertos agendados a terem lugar nos Jardins do Marquês de Pombal e no Parque dos Poetas, em Oeiras. Ao todo, o festival incluirá 13 datas, envolvendo músicos de diversos estilos e origens geográficas, incluindo atuações das fadistas portuguesas Mariza e Ana Moura.

A abertura está guardada para o agrupamento cubano Buena Vista Social Club, fundado em 1997 na sequência do filme com o mesmo nome, distinguido com um Grammy. A banda cumpre, agora, aquela que anunciou ser a derradeira digressão mundial, intitulada “Adios Tour”.

Depois de ter integrado nomes como Ibrahim Ferrer, Ruben Gonzalez ou Cachaito Lopez, e de ter atuado em mais de mil concertos nos quais participaram mais de 40 músicos, a banda liderada pelo trompetista Jesus “Aguaje” Ramos vai apresentar-se no EDP Cool Jazz com alguns dos artistas que participaram no filme que a atirou para a fama. São os casos do guitarrista Eliades Ochoa, da cantora e dançarina Omara Portuondo, do trompetista Guajiro Mirabal e do alaudista Barbarito Torres. Ana Moura também subirá ao palco para cantar acompanhada do Buena Vsta Social Club, naquele que poderá ser um dos pontos altos da edição deste ano do festival.

A música soul, fundida com aromas jazz, pop, funky e rythm and blues, será um dos pratos fortes do evento. Os Earth, Wind and Fire Experience, liderados pelo guitarrista Al McKay, que criou a banda original em Los Angeles nos anos 1970 e a transformou num dos fenómenos de popularidade da década, vão tocar a 4 de julho. Próximo destes terrenos estará, também, José James, que soma à soul os traços de atualização do hip hop e cujo novo álbum se intitula “While You Were Sleeping”, obra em que se aproxima dos terrenos do rock. Ainda nas ondas da soul, está agendado um concerto de Laura Mvula, cantora e compositora britânica, cujo álbum de estreia, “Sing To The Moon”, recebeu acolhimento positivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O EDP Cool Jazz “já produziu mais de 100 concertos, juntando mais de 250 mil pessoas”, diz a informação oficial.

Os apreciadores de folk-pop dar-se-ão por bem servidos quando, a 6 de julho, chegar a vez de Suzanne Vega entrar em ação para interpretar as canções da sua autoria que foi editando desde meados dos anos 1980. Entre os temas que a cantautora interpretará contam-se alguns dos fazem parte do mais recente álbum, “Tales from the Realm of the Queen of Pentacles”, lançado em fevereiro de 2014.

Próximo do jazz de fusão, na versão mais charmosa, estará Gregory Porter, cantor emotivo, “considerado por alguns críticos como um novo ‘rei’ do jazz”, na tradição de intérpretes como Nat King Cole e Marvin Gaye. Mimicat e Márcia são mais duas cantoras portuguesas que completarão o cartaz do EDP Cool Jazz, que também inclui os Pink Martini. Integrada por 12 músicos oriundos de Portland, nos Estados Unidos, a banda está a completar 30 anos de carreira e conjuga jazz, ritmos latinos e erudita para fazer a festa.

A primeira edição do EDP Cool Jazz ocorreu em 2004 “com o objetivo de oferecer um evento turístico e cultural” aos “amantes de música de gosto eclético mas sempre com uma forte componente “cool”, de acordo com a organização. Em dez anos de existência, o festival “já produziu mais de 100 concertos, juntando mais de 250 mil pessoas”, acrescenta a informação oficial.