O tenista sérvio Novak Djokovic recuperou nesta segunda-feira, com a conquista do torneio de Wimbledon, a condição de líder do “ranking” mundial do circuito ATP, que pertencia desde outubro de 2013 ao espanhol Rafael Nadal. A vitória na final do Torneio de Wimbledon sobre o suíço Roger Federer, terceiro do “ranking” mundial ATP, permitirá a Novak Djokovic, que soma sete títulos Grand Slam, alargar a 102 semanas o tempo como número um ao longo da sua carreira.

O português João Sousa subiu uma posição e ocupa o 40.º lugar da tabela mundial, seguido, à distância, pelos compatriotas Gastão Elias, que ascendeu dois lugares e é agora 150.º e Rui Machado, que caiu 41 e ocupa agora o 274.º lugar. No setor feminino, a única alteração nos lugares cimeiros é a ascensão da checa Petra Kvitova, vencedora em Wimbledon, ao quarto posto do “ranking” WTA, atrás da norte-americana Serena Williams (1.ª), da chinesa Na Li (2.ª) e da romena Simona Halep (3.ª).

Michele Larcher de Brito é a portuguesa mais bem classificada e surge na 109.ª posição, tendo caído sete lugares em relação à última tabela. Maria João Koehler desceu do 218.º para o 221.º posto e Bárbara Luz ascendeu do 401.º para o 387.º.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR