O selecionador de hóquei em patins, Luís Sénica, assumiu esta sexta-feira que Portugal é candidato à vitória no 51.º Campeonato Europeu, que vai decorrer em Alcobendas (Espanha), entre 14 e 19 de julho.

“Estamos a trabalhar pensando em ser campeões e quebrar a hegemonia da Espanha. Efetivamente, somos sempre um histórico candidato, que vem mantendo ao longo destes anos todos essa competência de poder ir à pista e assumir que é candidato”, frisou o responsável à agência Lusa.

A equipa das “quinas”, que não vence o Campeonato Europeu desde 1998, em Paços de Ferreira, vai continuar a estagiar no Luso até 11 de julho, onde se encontra em preparação desde 16 de junho.

Luís Sénica reconheceu que a Espanha é o grande adversário de Portugal, mas mostrou-se esperançado em conquistar o título em casa do rival ibérico, que venceu todos os Campeonatos Europeus realizados neste século.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Achamos que [Espanha] é um bom local para recuperar o título europeu, pois a maior responsabilidade será dos espanhóis e, à partida, poucos são aqueles que acreditam que seja possível Portugal ganhar e, portanto, nós vamos com esse jogo psicológico a nosso favor”, sublinhou.

Para o selecionador português, “jogar fora retira pressão”.

“Penso que há indicadores positivos de que essa pressão está do lado da Espanha”, frisou, relacionando as mudanças que a Espanha fez, ao mudar de selecionador e apostar numa transição de ciclo, embora mantendo o seu núcleo mais forte de jogadores.

Os 10 hoquistas portugueses selecionados formam, segundo Luís Sénica, um grupo de “excelência”, em que se cruzam três gerações de jogadores, “num processo de continuidade segura de um trabalho de presente e de futuro”.

“Resta-nos trabalhar, fazer aquilo que temos feito, evoluir, dar competência a quem já tem competência, que, neste caso, essa competência se pode traduzir em confiança, motivação e acréscimo de seleção, que são as armas que levamos até Espanha”, enfatizou o responsável.

O primeiro encontro de Portugal no Europeu será a 15 de julho, diante da França, seguindo-se os desafios com Suíça (16), Alemanha (17), Itália (18) e Espanha (19).

Em 50 edições do Campeonato Europeu, Portugal venceu 20 vezes, Espanha 16, Inglaterra 12 e Itália 2.