Os chefs portugueses Paulo Morais e Luís Barradas vão participar em agosto, em Tóquio, no Japão, na World Sushi Cup [Taça do Mundo de Sushi], à qual concorrem chefs de todo o mundo. Paulo Morais, que este ano comemora 25 anos de carreira como sushi man, disse à agência Lusa que a oportunidade de participar surgiu através de “um convite”, dirigido a ele e a Luís Barradas.

“Os dois preenchemos os requisitos que eram necessários e enviámos uma receita. Entretanto, ambos recebemos uma mensagem a dizer que tínhamos sido aprovados e a perguntar se estaríamos interessados em participar”, contou. Em tempos, Paulo Morais e Luís Barradas trabalharam juntos, mas hoje estão em restaurantes diferentes.

Paulo Morais é proprietário e chef do restaurante Umai, em Lisboa, e Luís Barradas é chef consultor do Sea Me, também na capital. Na primeira edição da World SushiCup, que aconteceu no ano passado, competiram 18 chefs de 13 países, tendo vencido Pepi Anevski, da Dinamarca. A competição, “geralmente vocacionada para não japoneses”, consiste em duas provas.

“A primeira é de Edomar sushi, o sushi estilo Tóquio, mais à base dos nigiri e dos rolinhos”, explicou Paulo Morais. Na segunda prova, “o tema já é livre”. “Aí já podemos criar e inventar um bocadinho. No primeiro dia temos umas certas regras, mas no segundo já é mais livre”, referiu. A World Sushi Cup decorre a 20 e 21 de agosto. Os participantes têm que ter, pelo menos, cinco anos de experiência como sushi man no Japão ou no estrangeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR