A Presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, declarou na noite de quarta-feira o estado de emergência ao salientar que a epidemia do vírus Ébola “exige medidas extraordinárias para a sobrevivência do Estado”.

“O vírus Ébola, as ramificações e as consequências da doença constituem agora um problema que afeta a existência, a segurança e o bem-estar da República, representando um perigo claro e imediato”, disse Ellen Johnson Sirleaf antes de declarar o estado de emergência que será submetido hoje ao Parlamento.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Ébola pode assumir diversos sintomas: febre, dores musculares, dores de cabeça e de garganta, fraqueza e vómitos. No seu estágio inicial, pode ser difícil acertar no diagnóstico da doença já que os sintomas são semelhantes aos da malária, febre tifóide ou desinteria, doenças mais comuns e menos graves. A estes sintomas sucedem-se hemorragias internas e externas, diarreia e insuficiência renal e hepática. As análises ao sangue mostram também uma baixa contagem de glóbulos brancos e de plaquetas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR