O exército israelita anunciou nesta sexta-feira ter retomado os ataques contra o movimento de resistência islâmica Hamas, depois do reinício de disparos de foguetes, a partir da Faixa de Gaza, no termo de um cessar-fogo bilateral. “Esta manhã, depois de disparos de foguetes contra Israel, as forças armadas alvejaram locais terroristas na Faixa de Gaza”, indicou em comunicado o exército, pouco depois de o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, ter ordenou uma resposta vigorosa contra novos ataques do Hamas. Uma porta-voz militar afirmou que nenhum soldado israelita entrou em Gaza, para concretizar os ataques.

O Hamas recusou o prolongamento de uma trégua em vigor há três dias, que chegou ao fim às 08h00 locais (06h00 em Lisboa), após precisamente um mês de guerra na Faixa de Gaza. Israel começou a operação “Margem Protetora” a 8 de junho. Mais de 1.900 pessoas morreram, principalmente do lado palestiniano.

O exército israelita registou uma “barragem de artilharia” de mais de uma dezena de foguetes contra Israel, depois das 08h00 locais. Pelo menos um foguete foi intercetado sobre Ashkelon (sul de Israel), precisou a mesma porta-voz. A Jihad Islâmica, aliada do Hamas que controla a Faixa de Gaza, reivindicou três disparos de foguetes, dirigidos a Ashkelon.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR