A febre hemorrágica Ébola que assola a África Ocidental superou a barreira dos mil mortos, com 1.013 vítimas mortais e 1.848 casos, de acordo com o último balanço da Organização Mundial de Saúde, atualizado na noite da passada segunda-feira.

Entre 7 e 9 de agosto foram registados 52 mortos e 69 novos casos, indica o relatório.

Foram registados 11 novos casos e seis mortos na Guiné, 45 novos casos e 29 mortos na Libéria, e 13 novos casos e 17 óbitos na Serra Leoa, não tendo sido registados novos casos ou vítimas mortais na Nigéria. A epidemia ultrapassou os mil mortos durante o fim de semana.

A Libéria, um dos países mais afetados pela doença, vai receber dos Estados Unidos amostras de um soro experimental, enquanto a OMS se pronuncia esta terça-feira sobre a utilização de medicamentos não aprovados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A Casa Branca e a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos aprovaram o pedido da Libéria para disponibilizar “doses da amostra do soro experimental para tratar os médicos liberianos atualmente infetados”, afirmou a Presidente da Libéria na noite de segunda-feira.

Segundo o comunicado, o acordo surge na sequência de um pedido feito pela Presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, a 08 de agosto, ao seu homólogo norte-americano Barack Obama.