As expressões e palavras em inglês para festejar uma vitória com o pulso no ar (air punch), dizer que alguma coisa é espetacular (amazeballs) ou acompanhar um acontecimento em direto no Twitter (live-tweet) já constam no dicionário Oxford de 2014. Para além destes exemplos, também outras expressões caricatas como side boob, bro hug e binge-watch foram oficialmente adicionadas à língua inglesa este ano.

Todos os anos (e várias vezes ao ano) os dicionários Oxford, com mais de 150 anos de existência em papel e um site de consulta livre, atualizam a sua base de palavras e expressões com as novas tendências da língua inglesa, incluindo calão e agora expressões utilizadas nas redes sociais. Foi assim que, em 2014, o descuido frequente de muitas celebridades em mostrar mais do que deviam quando estão de perfil ou o fenómeno conhecido por side boob foi parar ao Oxford – o significado desta expressão no Oxford é “a parte de lado da mama de uma mulher, exposta numa roupa reveladora”. Conheça abaixo algumas das novas palavras:

dicionario-ingles

Outra tendência dos nossos dias, especialmente com o advento do Netflix (canal de séries online), que disponibiliza temporadas inteiras de séries, é ver vários episódios de uma só vez e isto também tem um nome em inglês. É o binge-watch. O cigarro eletrónico, que em Portugal se tem vindo a popularizar, também tem um nome próprio em inglês, e-cig, e agora é reconhecido como palavra. Já o abraço entre dois amigos do sexo masculino diz-se bro hug.

A expressão YOLO também ganhou um verdadeiro significado neste dicionário. Muito utilizada como hashtag – já agora, esta palavra foi adicionada em junho – nas redes sociais, YOLO quer dizer “You Only Live Once” ou em português só vives uma vez e segundo o Oxford significa que “cada um deve tirar o máximo do presente sem se preocupar com o futuro”. Há ainda duas palavras ligas a redes sociais como live-tweet (acompanhar um evento em direto no Twitter) e subtweet (ofender alguém de forma subliminar numa publicação no Twitter).

As novas palavras incluem ainda catfish (que até agora era só um peixe, mas que daqui para a frente significa também enganar alguém numa relação online assumindo ser outra pessoa), neckbeard (alguém que deixa de dar atenção à sua aparência física) ou WDYT (“What do you think” ou em português “o que pensas?”). Os dicionários Oxford construíram mesmo um texto com grande parte das palavras desta atualização.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR