Esta semana escolhemos não um álbum de uma banda, mas uma coletânea com temas de vários artistas. Música feita numa das regiões culturalmente mais dinâmicas e interessantes: Leiria. Fica no centro do país e não é só no mapa, é também na tradição da cultura musical portuguesa, isso fica bem expresso na compilação “Leiria Calling”, que reúne 11 bandas da região. É uma homenagem à criatividade e diversidade da música de Leiria, produzida pela Omnichord Records.

A música e a cultura da cidade estão por todo o lado. Leiria tem um jornal local que dedica um terço das suas páginas à cultura e organiza um festival gratuito com 50 bandas num só dia, espalhadas por diferentes palcos na cidade. E tem a Preguiça, um magazine cultural que avisa “depois dizes que não há nada para fazer”. Mas há. Já este mês a cidade acolhe o festival gótico Entremuralhas, um dos mais importantes do mundo. A edição deste ano decorre entre os dias 28 e 30 e conta com a participação de 15 bandas, apresentadas no cenário único do castelo da cidade.

A compilação “Leiria Calling” traduz a diversidade de influências musicais da região, que vão da electrónica ao punk, do experimental ao metal. Escolhemos para ilustrar este disco o instrumental “Circustances” de André Barros, mas poderia ter sido outro tema qualquer. Este disco é não só uma montra de música, mas também uma coleção das várias influências musicais e da oferta eclética da cidade de Leiria.

 

Alinhamento:

1. Nice Weather For Ducks – 2012
2. First Breath After Coma – Shoes For Man With No Feet
3. Bússola – Come Home
4. Les Crazy Coconuts – Belong
5. Born A Lion – What I Know
6. The Allstar Project – Abadeh (part II)
7. Nuno Rancho & A Few Fingers – From Pale To Red
8. André Barros – Circustances
9. Yesterday – The Uniter
10. Les Enfants Terribles – Leiria
11. Horse Head Cutters – Slaves Of Sound
12. Nice Weather For Ducks – Spaceship

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR