Catorze concelhos de Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Santarém e Viseu apresentam esta sexta-feira risco máximo de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco máximo de incêndios os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sabugal e Oleiros (Castelo Branco), Guarda, Celorico da Beira, Trancoso, Aguiar da Beira, Sernancelhe, Fornos de Algodres e Moimenta da Beira (Guarda), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra).

Vários concelhos dos distritos de Faro, Setúbal, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Coimbra, Bragança, Vila Real e Viseu também apresentam risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na passada quinta-feira, a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registou 68 incêndios, que foram combatidos por 1.449 bombeiros, com o apoio de 369 veículos.

O IPMA prevê para esta sexta-feira, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro durante a noite e início da manhã. O vento tende a ser fraco a moderado (10 a 25 km/h) de noroeste, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas, no litoral oeste e no barlavento algarvio, em especial durante a tarde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O IPMA prevê ainda uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões Centro e Sul. Quanto às temperaturas, são esperados 28 graus celsius de máxima em Faro, 24 em Lisboa e 21 no Porto.

Para a Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do início da manhã. Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando de nordeste, e as temperaturas a rondar os 26 graus de máxima no Funchal.

Já nos Açores, são esperados períodos de céu muito nublado nos três grupos de ilhas com boas abertas, tornando-se encoberto para a noite. No grupo central e oriental prevê-se a queda de aguaceiros geralmente fracos, mais frequentes na madrugada e manhã.

Como máximas o IPMA prevê 27 graus em Santa Cruz das Flores, 26 na Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.