Norte:

Se há motivo para visitar Viana do Castelo é a Romaria da Senhora da Agonia. Até domingo, a festa invade as ruas, levando tradições, desfiles, concertos, fogo de artifício, comes e bebes até locais e turistas. Para dançar, Branko, Stereossauro e Bassbrothers são as principais atrações da Romaria nas suas horas mais tardias. O programa é extenso e pode ser consultado aqui.

Pelo terceiro ano consecutivo, os amantes de jazz vão ter razões para passar as noites de sábado ao relento nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto. Concertos quase acústicos, com grupos de música original do Porto, é a proposta do Porta Jazz ao Relento, que este sábado recebe o Miguel Ângelo quarteto. Liderado pelo contrabaixista Miguel Ângelo, o quarteto é composto por João Guimarães no saxofone alto, Joaquim Rodrigues no piano/rhodes e Marcos Cavaleiro na bateria. A entrada é livre.

O pôr do sol no Passeio das Virtudes, no Porto, tem mais encanto no verão. Não só porque o sol brilha mais, mas também porque a Cooperativa Árvore dá música a quem quiser ouvir, todas as sextas e sábados até 20 de setembro, a partir das 18h30. No sábado, Gonçalo Almeida e Gustavo Costa vão fazer uma improvisação e o acesso é livre.

Centro:

A 10.ª edição do TeatroAgosto – Festival Internacional de Teatro ao Ar Livre chega esta sexta-feira ao Fundão e por lá fica até ao último dia de agosto. Nas ruas do Fundão, de Silvares, da Soalheira ou do Souto da Casa terão lugar diversos espetáculos de teatro, música e animação, com o objetivo principal de envolver a comunidade. O evento inaugura esta sexta-feira, às 22h, com uma intervenção musical dirigida por Pedro Rufino, a partir dos ambientes sonoros da obra “Trojan Woman”, de Eleni Karaindrou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Gisela João vai dar um concerto gratuito no domingo, às 21h30, em Pombal, e prevê-se uma enchente de fãs da fadista natural de Barcelos. Para melhorar, o concerto vai acontecer no Castelo de Pombal. Imperdível, portanto.

Sul:

A música moderna e clássica, o cinema e as artes visuais aproveitam o verão para se mostrarem nas praças e jardins de Lisboa. O evento chama-se Lisboa na Rua, começou esta quinta-feira e ai dar à cidade um mês de cultura gratuita. Sábado e domingo, por exemplo, há Fitas na Rua para ver. A primeira noite de cinema aconteceno sábado, às 22h, no Largo da Severa, com “O Fado”, de Maurice Mariaud, inspirado no conhecido quadro de Malhoa, e acompanhado ao vivo por guitarra portuguesa e viola dos músicos da Casa Maria da Mouraria. Segue-se a longa “A Arte de Amália”, de Bruno Almeida. A entrada é livre.

Se a animação lisboeta do Bairro Alto for o destino e a fome apertar, saiba que há uma nova hamburgueria na Rua das Salgadeiras. A Cultura do Hambúrguer dedica-se aos hambúrgueres artesanais e do menu destacam-se o “Hambúrguer Salgadeiras” (6,80 euros), com queijo manchego em pão de hambúrguer, bacon, cebola caramelizada, rodelas de tomate e maionese de manjericão, e o “Hambúrguer Da Minha Mãe” (7,20 euros), com queijo alentejano em bolo do caco de azeitonas e alho, cebola confitada, molho de beringela, rodelas de tomate, alface e maionese de alho.

Às sextas e sábados às 21h30 há um texto incontornável na dramaturgia de William Shakespeare para ver no Parque da Liberdade, em Sintra: “Sonho de uma noite de verão“. Mas apresse-se, porque o espetáculo da companhia de teatro TapaFuros despede-se a 30 de agosto. Os bilhetes custam oito euros.

Os amantes das constelações e dos planetas não vão querer perder a Dark Sky Party Alqueva, sexta e sábado em Monsaraz, no Alentejo. Vai ser possível fazer observação astronómica acompanhada por guias e aprender mais sobre o universo, participar em oficinas e palestras. A Reserva Dark Sky Alqueva foi reconhecida como a primeira reserva do mundo a obter a certificação Starlight Tourism Destination, atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo. Lá, o céu mantém-se escuro para que as observações astronómicas sejam feitas em condições ideais. Se não conhece, dirija-se até ao Alqueva. Não se vai arrepender.

Há cobras e lagartos para ver no Centro Ciência Viva do Algarve, em Faro. Miúdos e graúdos são convidados, até 31 de agosto, a ver répteis vivos de quatro continentes na ExpoAnimalia.

Açores:
A Baía da Praia Formosa em Santa Maria nos Açores, recebe mais uma vez o festival Maré de Agosto. Até sábado, o público vai poder ver ao vivo artistas como Mariza, The Black Mamba, Selah Sue e John Lee Hooker Jr.. Bilhetes a partir dos 20 euros. Há bilhetes a partir dos quatro euros, mas as crianças até aos quatro anos de idade não pagam entrada.