A economia da zona euro terá crescido 0,7% durante o segundo trimestre de 2014, em comparação com o mesmo período de 2013, segundo as estimativas divulgadas nesta terça-feira pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). Este número representa um abrandamento em relação aos primeiros três meses do ano, quando o ritmo da atividade se situou em 0,9% em variação homóloga. No confronto com o primeiro trimestre de 2014, a taxa de crescimento foi de 0,1% entre abril e junho, um arrefecimento em relação ao desempenho de 0,2% verificado nos três meses iniciais do ano.

Entre os 28 membros da União Europeia, as estimativas da OCDE também apontam para uma perda de ritmo. Em comparação com o segundo trimestre de 2013, o crescimento terá sido de 0,7%, menos duas décimas em relação ao período que decorreu entre janeiro e março de 2014. Em cadeia, a economia da União terá evoluído 0,2%, um ritmo inferior aos 0,3% do primeiro trimestre de 2014.

As estimativas da OCDE assinalam as dificuldades enfrentadas pela Itália, com o produto interno bruto a contrair-se o,2% no segundo trimestre de 2014, depois de um recuo de 0,1% nos três primeiros meses do ano, na comparação em cadeia. Na maior economia da zona euro, a Alemanha, a organização antecipa uma quebra de 0,2% no produto na comparação entre o primeiro e o segundo trimestres deste ano.

No conjunto dos países que integram a OCDE, o crescimento acelerou entre os dois primeiros trimestres de 2014, com um crescimento global de 0,4%. Na comparação com o período homólogo, verificou-se um abrandamento. O crescimento foi de 2,1% de janeiro a março e baixou para 1,9% durante os três meses seguintes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR