Um relatório independente encomendado pelo Rotherham Metropolitan Borough Council (RMBO) revelou que entre 1997 e 2013 pelo menos 1.400 crianças de Rotherham, no Reino Unido, foram vítimas de abuso sexual. Segundo o relatório publicado esta terça-feira, mais de um terço das crianças já estava referenciado pelos serviços sociais que se mostraram negligentes em relação a estes casos. Perante esta situação Roger Stone, presidente do RMVO 2003, disse que se demitiria com efeitos imediatos.

Os relatórios de 2002, 2003 e 2006 eram bastante claros em relação à situação de Rotherham, mas nem a polícia nem o Rotherham Metropolitan Borough Council tomaram qualquer medida para resolver a situação. O primeiro destes relatórios foi suprimido porque alguns membros das autoridades não acreditavam nos dados apresentados – subvalorizavam o número de crianças abusadas -, os outros dois completamente ignorados. A ação destes dois organismos só se tornou relevante nos últimos quatro anos, mas para muitas crianças já foi tarde demais. Mesmo assim em maio deste ano as autoridades tinham 51 casos de abusos sexuais de menores em mãos.

“[As crianças] foram violadas por múltiplos indivíduos, traficadas para outras cidades no norte de Inglaterra, sequestradas, espancadas e intimidadas. Há casos de crianças que foram mergulhadas em gasolina e ameaçadas de que lhes seria lançado fogo, ameaçadas com armas, obrigadas a assistir a violações brutais e ameaçadas que seriam as próximas se contassem a alguém”, revela o relatório independente agora conhecido.

Todas as crianças tinham entre 11 e 16 anos quando foram abusadas pela primeira vez. A maior parte dos casos reportados é de crianças do sexo feminino, mas o relatório sublinha que isto não significa necessariamente que existam menos casos de crianças do sexo masculino, apenas que não foram denunciados. Muitos jovens referem mesmo que não sabem se seriam capazes de denunciar a situação por sentirem vergonha e medo de serem separados dos familiares e amigos. As crianças sujeitas a exploração sexual eram, muitas vezes, ostracizadas e vítimas de bullying na escola.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As vítimas são, maioritariamente, britânicos caucasianos, enquanto os agressores são genericamente descritos pelas crianças como “homens asiáticos”. Estabelecer uma associação entre os agressores e os membros da comunidade paquistanesa foi a todo o custo evitada pelas autoridades, como se ignorar o problema o fizesse desaparecer. Membros da polícia e do RMBO fizeram os possíveis por diminuir a questão étnica, ou nem a referir de todo, com receio de serem acusados de racismo e de porem em risco a coesão social. Esta atitude acabou por influenciar também os técnicos dos serviços sociais.

Rotherham Metropolitan Borough Council está localizado no South Yorkshire, a norte de Inglaterra, e inclui não só a cidade de Rotherham, mas também Maltby, Rawmarsh, Swinton e Wath on Dearne. Mais de metade da região é área rural e a maior parte da indústria dos séculos XIX e XX desapareceu. Existem muitas pessoas a viver com privações e a taxa de desemprego é superior à média britânica, mas as desigualdades na região são acentuadas. Das 258 mil pessoas que vivem nesta área, 8% pertencem a minorias étnicas.

Nota: acrescentada informação sobre a postura das autoridades perante as questões étnicas.

Documentos