Microsoft Excel. Uns amam-no, outros odeiam-no. A verdade é que, além das contas, o Excel consegue fazer muito mais do que alguma vez imaginou. Se lhe dissermos que é possível jogar o tão clássico Monopólio a partir de uma folha de cálculo, acha que não é verdade? Então desengane-se. Além do Monopólio, a Mashable reuniu outros cinco jogos criados de raiz no Excel e, portanto, totalmente compatíveis com o software da Microsoft. Agora, é só fazer o download e divertir-se.

1. 2048

Já deve ter ouvido falar deste jogo. O objetivo é fundir duas peças com um mesmo número para que se transforme numa nova peça cujo valor é igual à soma das duas peças anteriores. Depois, é só repetir até atingir o valor que dá o nome ao jogo, 2048.

2048

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A empresa Spreadsheet1.com construiu uma versão Excel do jogo que permite manter um histórico das jogadas para que possa analisar se a estratégia utilizada está a resultar. Como é criado de raiz em Excel, quando estiver farto de jogar, pode simplesmente guardar o ficheiro e abri-lo mais tarde, quando quiser recomeçar do ponto em que parou. Pode jogar em modo online ou offline, e está disponível para o Excel 2007 e versões posteriores. Se quiser fazer o download do jogo, basta clicar aqui.

2. Candy Number Crunch Saga

Criado por um contabilista canadense, este jogo é uma sátira ao fenómeno Candy Crush Saga, da empresa de design interativo King.com. A descrição do jogo é simples: passa-se num futuro não muito distante onde a empresa King conseguiu, com sucesso, vender ações ao público. Nós, jogadores, somos o público. E o objetivo é o de nos tornarmos um dos maiores investidores da bolsa.

EztNrP

O jogo tem mais de 35 variáveis que podem afetar, de maneira realista, o preço das ações e acompanha a tempo real a evolução dos mercados. Está disponível para Excel 2007, 2010 e 2013, e pode fazer o download aqui.

3. Monopólio

Foi criado ao fim de 14 horas de trabalho por Andrew Werner. A ideia surgiu depois de ter passado uma tarde a jogar Monopólio com a mulher e um amigo, e de ter começado a pensar em diferentes estratégias para o jogo.

tumblr_lkf3ocf9Lx1qi9209

Criado a partir de uma linguagem de programação chamada Visual Basic for Applications, uma implementação do Visual Basic da Microsoft incorporada em todos os programas do Microsoft Office. O jogo permite até quatro jogadores e foi atualizado em 2011, de modo a permitir a escolha entre jogadores reais ou computorizados. Para jogar, pode fazer o download aqui.

4. 3D Maze

Criado por Jordan Goldmeier, um autor convidado do site de Andrew Werner, publicou um tutorial sobre como criar labirintos em 3D e decidiu criar este jogo.

maze_thumb1

O jogador usa as setas disponíveis no jogo para que se mossa movimentar pelo labirinto. Além das setas, está disponível também um mapa que auxilia na navegação. Está disponível para Excel 2007, 2010 e 2013, e pode adquiri-lo aqui.

5. Arena.Xlsm

Tal como o nome indica, passa-se numa arena e tem como principal objetivo tentar derrotar os inimigos. Neste jogo, que demorou cinco meses a ser criado e foi lançado em março, é possível combater mais de 2000 inimigos e criar mais de 100 combinações entre os vários itens disponibilizados. Existem quatro finais possíveis.

Background-Screenshot-1

Está disponível para o Excel 2007, 2010 e 2013 e pode ser adquirido aqui.

6. Writer’s Block

Writers-Block

Kevin Lymon, um antigo estagiário na Microsoft, construiu um jogo multi-jogador que ele próprio descreve como “Scrabble meets Battleship” (Scrabble vai ao encontro da Batalha Naval, em português). Writer’s Block, bloqueio de escritor em português, foi criado de raiz em Excel e está previsto ser lançado em Android e iOS em novembro. Não se encontra disponível para o público mas estará assim que fiquem disponíveis as aplicações para smartphones.