Depois de vários prémios nacionais e internacionais, incluindo o de melhor filme do DocLisboa 2013, “E agora? Lembra-me” de Joaquim Pinto tem distribuição comercial e chega esta quinta-feira às salas de cinema em Portugal. Há uma em especial que abre para o receber, o Cinema Ideal, no coração de Lisboa.

Passados mais de 30 anos sobre a descoberta do VIH, Joaquim Pinto, sonoplasta em mais de 100 filmes, produtor e realizador, mais do que contar através do seu olhar muito particular como é viver com esta doença, abre as portas sua vida e dá a conhecer num documentário pessoal a sua história de amor com Nuno Leonel.

Afastado das câmaras há algum tempo, Joaquim Pinto relata através da natureza que o rodeia – vive juntamente com Nuno Leonel na Columbeira, perto de Bombarral – a aparente plenitude da vida do campo, relembrando em conjunto com o parceiro e os seus cães, os amigos que ficaram e os amigos que partiram, muitos deles também vitimados pela SIDA.

Sobre a doença em si, os seus sintomas e os seus receios sobre o futuro, fala diretamente para a câmara, em Madrid, onde o filme acompanha os seus tratamentos experimentais à hepatite C, que entretanto contraiu. Nuno Leonel ajuda-o no que pode e no que não pode ser ajudado. Joaquim Pinto revela uma clareza devastadora sobre a sua vida e a sua morte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[jwplatform RwhqkjKo]

O filme estreou no início do mês nos Estados Unidos e também vai ser exibido na Argentina e em França. Na ronda dos festivais, para além do principal prémio do DocLisboa, recebeu o Prémio Especial do Júri, o Prémio Fipresci, entregue pela crítica internacional presente no festival, arrebatando ainda o prémio de Melhor Filme no Festival de Valdivia e o Grande Prémio nos Encontros Internacionais do Documentário de Montréal.

A estreia em Lisboa vai ter um sabor especial com a reabertura do Cinema Ideal a escolher este filme para se apresentar depois da sua renovação – uma escolha nada ocasional, já que o cinema pretende apostar na mostra do cinema português. Também a cinemateca vai ter uma retrospetiva dos filmes de Joaquim Pinto a partir de 2 de setembro.