Com o verão quase a chegar ao fim (estamos no último fim de semana de agosto), é inevitável a perda do bronzeado para o qual investiu horas e horas de exposição solar. Mas não tema. Com a ajuda do ABC, entre outros meios internacionais, reunimos alguns conselhos práticos que vão ajudá-lo/la a manter o tom moreno por mais tempo. E as “regras” são tão simples como optar por um duche frio e mandar fora o gel de banho.

1. Hidrate a pele
No verão a pele encontra-se em pior estado do que no resto do ano, muito por culpa da praia e do cloro presente nas piscinas. Por esse motivo, a hidratação tem um papel fundamental para ajudar a conservar o bronzeado ideal. É importante aplicar diariamente produtos hidratantes em todas as partes do corpo de modo a evitar a descamação da pele. O hidratante regular será suficiente para o efeito.

2. Recorra a autobronzeadores
É uma opção que não deve ser descartada. A molécula dihidroxiacetona, DHA, permite que estes produtos sejam capazes de proporcionar um bronzeado intenso. O resultado final depende da quantidade de DHA em cada unidade, embora outros autrobronzeadores variem na sua composição. Ainda assim, os efeitos são diferentes tendo em conta a cor natural de cada pessoa.

1935:  A boating party apply suntan lotion to protect the skin on their shoulders.  (Photo by Fox Photos/Getty Images)

Fox Photos/Getty Images

 

3. Esfoliação, sim!
ABC diz que a Academia Espanhola de Dermatologia considera conveniente o uso de esfoliantes corporais leves durante as últimas semanas de verão — melhoram a penetração dos cremes hidratantes. A medida também deverá ser tida em conta antes do bronze (se ainda for a tempo). E evite a cera a todo o custo: esta é capaz de eliminar a camada superior da epiderme e, com ela, o bronze.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

4. Mude de dieta alimentar
O consumo de vitamina C e os carotenos — moléculas que tingem a pele –, presentes nas frutas e nas verduras, ajudam a conseguir um tom mais uniforme. São exemplo o tomate, o pepino, o espinafre e, sobretudo, a cenoura. Por outro lado, a dieta equilibrada vai ajudar a manter o peso e a prevenir o aparecimento de doenças. A dieta mediterrânica ganha aqui um papel de destaque.

This picture taken on May 9, 2014 shows carrots on a supermar0ket display in Paris, France. AFP PHOTO /JOEL SAGET        (Photo credit should read JOEL SAGET/AFP/Getty Images)

JOEL SAGET/AFP/Getty Images

 

5. Escolha cremes que prolongam o bronzeado
Daily Mail explica que os tradicionais cremes after-sun apostam, por norma, em ingredientes que podem beneficiar a pele, é o caso do aloe vera que tem como objetivo acalmar a epiderme. Os tratamentos que prolongam o bronzeado podem ser usados tanto no corpo como no rosto; são compostos por ativos hidratantes, pelo que a sua utilização pode até substituir o creme corporal — basta aplicar uma vez ao dia, depois do duche.

6. Tome duches de água fria
Os banhos de água quente podem potenciar a desidratação da pele, provocando, em muitos casos, a descamação. O duche de água da fria, acompanhado de um óleo hidratante, é uma das soluções a ter em conta.

6th June 1918:  Women bathers at  the lido, Southport, Lancashire take a shower.  (Photo by A. R. Coster/Topical Press Agency/Getty Images)

A. R. Coster/Topical Press Agency/Getty Images

 

7. Beba muita água
É a regra de ouro. A água ajuda a assegurar que as células da pele se mantenham hidratadas. Além de melhorar a elasticidade da epiderme, evita o aparecimento prematuro de rugas no rosto e de estrias no corpo. A prática ganha mais relevância sobretudo no verão — o ABC aconselha oito copos de água por dia.

BERLIN - JANUARY 14: A bottle of carbonated mineral water is being shaken on January 14, 2007 in Berlin, Germany.  (Photo Illustration by Andreas Rentz/Getty Images)

Andreas Rentz/Getty Images

 

8. Use a cor branca
A dica é da Cosmopolitan, que garante que este é um truque infalível para criar a ilusão de uma pele mais escura.

WOLGAN VALLEY, AUSTRALIA - OCTOBER 2:  In this handout photo provided by Emirates, Actress turned fashion designer Mischa Barton poses at the Emirates Wolgan Valley Resort & Spa on October 2, 2012 in Wolgan Valley, Australia. (Photo by Emirates via Getty Images)

Mischa Barton em 2012 – Emirates via Getty Images

 

9. Ponha de lado o gel de banho
Todas as oportunidades para hidratar a pele são importantes, diz o Daily Mail. Uma das formas mais fáceis de o fazer é usar um óleo de banho em vez de um gel, que limpa e hidrata ao mesmo tempo.

10. Evitar raios UVA
O último conselho está relacionado com a prevenção. Os raios UVA podem provocar o envelhecimento prematuro da pele, além de serem cancerígenos, lembra o espanhol ABC.

TO GO WITH Australia-health-lifestyle-cancer-sunbeds,FEATURE by Madeleine Coorey This photo taken on February 8, 2012 shows Lucinda Earlam, 20, lying down on a sunbed at a solarium in Sydney's Dee Why. Earlam uses a sunbed at least once a week to maintain her overall tan saying she believes this is safer than being out in the harsh Australian sun. Australia's most populous state of New South Wales has announced tough new laws banning commercial solaria tanning units from December 31, 2014.     AFP PHOTO / Greg WOOD (Photo credit should read GREG WOOD/AFP/Getty Images)

GREG WOOD