Para os fãs da série Guerra dos Tronos ver mulheres nuas já se tornou um hábito e quem a acompanha desde o primeiro episódio já muito dificilmente se choca. Mas esse hábito não parecia ser suficiente para Igreja Croata, que se opôs à gravação de uma cena na templo de San Nicolás em Dubrovnik onde a rainha Cersei Lannister, a atriz Lena Heady, iria aparecer seminua. Se a Igreja Croata se mostrava irredutível na sua decisão uma vez que tem “uma política muito rígida e relação à nudez e sexualidade explícitas”, também os produtores da série insistiam que esta era uma cena fundamental no desenrolar da quinta temporada.

Confrontados com esta proibição, os produtores tentaram encontrar um novo local para realizar a gravação, embora Dubrovnik tivesse sempre sido, desde a primeira temporada, um dos cenários de eleição da série. Foi lá, por exemplo, que foram filmadas as cenas de King’s Landing. A velha cidade do Adriático, com as suas muralhas a cair sobre o mar e as suas velhas ruas, casas e igrejas, era de facto o cenário ideal para recriar o ambiente medieval de Westeros.

Dubrovnik_crop

Perante a possibilidade de a Guerra dos Tronos ir para outras paragens, a Comissão de Cinema da cidade acabou por conseguir negociar que a cena seja ali gravada – mas não dentro da basílica. É que a pequena cidade croata tem beneficiado muito com a visibilidade e sucesso da série que se reflete na promoção do país e no aumento dos turistas.

A HBO, que já é conhecida pela produção de séries mais ousadas, como Sexo e a Cidade, afastou-se da polémica: “as pessoas encarregadas da programação têm duas obrigações: ser responsáveis e não oferecer sexo e violência gratuitos. Isso seguramente não é o que fazemos. Mas ao mesmo tempo, também não queremos ser censores que inibam o processo criativo com políticas que digam o número de peitos que devem aparecer na série.”

Depois de a Igreja, os produtores e a Comissão de Cinema de Dubrovnik terem chegado a um consenso, ficou garantido que não haverá alterações no desenrolar da temporada. Nem limitações à liberdade de produção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR