Não há fome que não dê em fartura e, se está com vontade de ver um bom concerto de uma banda portuguesa, a NOS D’Bandada é a solução ideal. No regresso à cidade que a viu nascer, a 13 de setembro, os turistas e habitantes do Porto vão poder ver ao vivo 60 artistas portugueses, em locais como bares, praças, o interior da Reitoria da Universidade do Porto e até o varandim da Torre dos Clérigos. Fachada (antigo B Fachada), Throes & The Shine, Capicua, You Can’t Win, Charlie Brown, Dealema, Mind da Gap, Manuela Azevedo, Old Jerusalem e Real Combo Lisbonense são alguns dos concertos do programa, que tem entrada livre.

Tinha apenas 17 anos quando integrou um dos grupos que mais sucesso teve em Portugal e no estrangeiro, os Madredeus. A banda tem outra vocalista, mas podemos continuar a ouvir a bela voz de Teresa Salgueiro a solo, no concerto íntimo agendado para dia 19 de setembro, a partir das 21h00, na Casa da Criatividade, em São João da Madeira.

A 19 e 20 de setembro, o fado toma conta de vários espaços de Alfama, em Lisboa, com mais uma edição do Caixa Alfama. Alguns dos melhores artistas, como Carminho, Anita Guerreiro, Gisela João, Maria Armanda, Ricardo Ribeiro, Ana Moura e António Zambujo vão dar concertos.

A temporada do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, abre com um concerto dirigido pela maestrina Joana Carneiro. O concerto, que terá lugar dia 20 de setembro às 21h reúne a Orquestra Sinfónica Portuguesa, o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e o violoncelista Johannes Moser.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Primeiro há quem estranhe. Depois, entranha-se. Assim é o rock dos portugueses Capitão Fausto, cuja base de fãs aumenta a cada novo trabalho e a cada concerto. Dia 27 de setembro há mais um, na sala lisboeta MusicBox.

Os guitarristas e compositores Steve Gunn e Mike Cooper vão atuar no Teatro Maria Matos, em Lisboa, na noite de 27 de setembro. Foi na capital portuguesa que os dois fizeram uma residência da qual resultou o álbum Cantos de Lisboa”. O concerto de estreia tem Afonso Simões dos Gala Drop e Helena Espvall como convidados especiais.

Chegados a outubro, não há como não falar de Pharrell Williams, autor de “Happy”, provavelmente a música mais ouvida de 2014, e que foi nomeada ao Óscar de Melhor Canção Original. Mas Pharrell é muito mais do que “Happy”, como facilmente se poderá comprovar na noite de 3 de outubro, no MEO Arena, em Lisboa.

Na mesma noite, mas no Lux Frágil, os Buraka Som Sistema protagonizam a segunda das três festas que celebrarão os cinco anos de Green na discoteca lisboeta. Será a primeira vez que a noite é curada por um nome português com os Buraka Som Sistema e marca também a estreia do novo disco da banda em salas fechadas. Falta saber o nome dos restantes convidados da noite.

World peace is none of your business, é o que se vai ouvir a 6 de outubro, no Coliseu dos Recreios, dia em que Morrissey regressa a Portugal após oito anos de saudades. A voz dos Smiths vem mostrar o 10.º álbum a solo do ex-líder dos The Smiths e foi gravado no sul de França, com a produção de Joe Chiccarelli, produtor de bandas como The Strokes e The Killers.

Yann Tiersen, o bretão catapultado para o sucesso mundial pela autoria da banda sonora do filme “Amélie”, editou Infinity em maio e vem apresentá-lo ao vivo, no Centro Cultural de Lisboa. O concerto de dia 19 de outubro, às 21h, esgotou, por isso foi adicionado outro para o mesmo dia, mas às 17h.

Mas nem só de concertos se faz a rentrée. Se quer saber mais sobre os discos, livros, espetáculos, séries e filmes que aí vêm, clique aqui.