Sessenta e dois municípios vão estar envolvidos, a partir de hoje, nas iniciativas da Semana Europeia de Mobilidade, iniciativa do Conselho Europeu que se prolonga até 22 de setembro.

A 13.ª edição da Semana Europeia de Mobilidade assinala-se em 1.712 cidades, que integram uma lista liderada pela Áustria, Espanha, Hungria e Itália.

O tema deste ano é “As Nossa Ruas, A Nossa Escolha” e pretende envolver os cidadãos para uma mobilidade sustentável e para uma vida saudável nas cidades.

Durante toda a Semana Europeia de Mobilidade, os 62 municípios portugueses organizam atividades como caminhadas, passeios de bicicleta, workshops, jogos tradicionais e aulas desportivas, de forma livre e gratuita, levando “os cidadãos e as autoridades locais a refletir sobre como pode ser melhorada a qualidade de vida”.

Entre as propostas para melhorar a qualidade de vida nas cidades, a Agência Portuguesa do Ambiente, que gere a iniciativa a nível nacional, refere, na sua página de internet, a “requalificação do espaço público”, privilegiando a existência de passeios pedonais e ciclovias, o uso de transportes públicos e a partilha de automóveis.

Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o Dia Europeu Sem Carros, que se realiza no dia 22 de setembro, vai contar com a adesão de 30 municípios portugueses, entre eles Braga, Faro, Funchal, Leiria e Vila Real.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR