O líder parlamentar do Partido Socialista (PS), Alberto Martins, justifica a sua defesa da redução do número de deputados na Assembleia da República com as mudanças na Europa e a ameaça crescente de partidos populistas. Em declarações ao Observador afirma que com as mudanças que se têm verificado nos sistemas políticos, tanto em Portugal como na Europa, é “impensável” que não se pensem em novas soluções “sob pena de não percebermos a realidade e sermos esmagados por ela”.

“A fragmentação partidária, o surgimento de partidos populistas com causas difusas, partidos de interesses ou partidos ocasionais e de simples protesto obrigam a novas formas no exercício e participação dos cidadãos e de reformulação do sistema partidário”, disse Alberto Martins, considerando que a revisão da lei eleitoral para a Assembleia da República (AR) poderá trazer novos instrumentos de participação aos cidadãos.

Alberto Martins era até há pouco tempo um forte opositor da redução do número de deputados, embora defendendo uma revisão da lei eleitoral para a AR com novos círculos eleitorais. Hoje dá a cara pela redução de deputados proposta por António José Seguro, que está a dividir o PS e a provocar a revolta na bancada parlamentar.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR