Os 165 milhões de euros conseguidos já no próximo ano com as novas medidas de fiscalidade verde parecem ter enchido as medidas do CDS. O partido, que a princípio se mostrou cético à reforma do ministro Jorge Moreira da Silva, terá mudado de posição e apoia agora a reforma em troca da diminuição de impostos, nomeadamente da sobretaxa de IRS já para 2015.

A edição deste sábado do Expresso indica que essa diminuição pode ser de um ponto percentual – ou seja, dos 3,5% atuais para 2,5% -, mas falta o aval do primeiro-ministro e da ministra das Finanças. Este ano a sobretaxa vai render 760 milhões de euros e a sua diminuição, mesmo de um ponto percentual, faz com que seja necessário compensar 220 milhões de euros para o ano.

As medidas de Moreira da Silva prometem um encaixe de pelo menos de 165 milhões de euros entre cobrança de sacos de plástico, uma nova taxa sobre o transporte aéreo de passageiros, uma nova taxa sobre o carbono, entre outras medidas. O semanário diz que as incertezas de Passos Coelho assentam no timing da medida, já que com as eleições em 2015, a baixa de impostos pode soar a eleitoralismo e não ter um impacto real no rendimento das famílias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR