Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, teve um fim-de-semana preenchido por encontros com celebridades. Emma Watson, a atriz que encarnou a personagem de Hermine Granger nos filmes de Harry Potter, e o ator Leonardo Dicaprio estiveram na sede das Nações Unidas para promover a igualdade de género e a paz.

Emma Watson abriu uma campanha mundial intitulada HeforShe (ou em português ele por ela) que pretende chamar os homens para defenderem os direitos das mulheres a nível global. No seu discurso, a embaixadora da boa vontade da ONU, disse que o feminismo não é sinónimo de ódio aos homens e que a definição de feminismo é “a crença de que homens e mulheres devem ter direitos e oportunidades iguais”.

Segundo Watson, esta campanha é uma oportunidade de os homens verem as suas funções na sociedade mais valorizadas, nomeadamente o seu papel como pais e acabar com estereótipos machistas sobre os próprios homens.

Já Leonardo Dicaprio foi apontado como o novo mensageiro da paz da ONU, especialmente nas questões que dizem respeito à preservação da natureza e das alterações climáticas. Ban Ki-moon considera que o ator se tornou “a nova voz” na defesa das mudanças que permitem combater as alterações climáticas. “A sua fama mundial é a correspondência ideal para este desafio global”, justificou o secretário-geral da ONU.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A distinção ocorreu um dia antes das várias Marchas pelo Clima que se verificaram por todo o mundo. Leonardo Dicaprio é um dos famosos que se juntou à manifestação em Nova Iorque. Uma iniciativa que reuniu milhares de pessoas nas ruas da cidade norte-americana.