Os novos modelos de smartphone da Apple foram submetidos este fim de semana a um dos mais célebres testes de resistência aplicados a telemóveis topo de gama – e passaram com distinção. Depois de quedas, deslizes e mergulhos em água, o iPhone 6 revelou ser o mais resistente face à concorrência. Ainda assim, há quem tenha acreditado em informações falsas que circularam na internet nos últimos dias e tenha posto o dispositivo no microondas alegadamente para carregar a bateria. Bom, é resistente mas não tanto.

O Breakability Test, da Square Trade, consiste em pôr os telemóveis à prova para a eventualidade de passarem por situações de queda ou acidentes com água. A escala vai de 1 (baixo risco) a 10 (alto risco), sendo que quanto maior for a pontuação, maior o risco de o aparelho se estragar devido a um acidente do quotidiano, como deslizar de uma mesa ou entornar uma bebida para cima dele. O iPhone 6 foi o que obteve melhor nota (4), seguido do iPhone 6 Plus, que ficou precisamente a meio da escala (5).

No teste com água, o som de ambos os iPhones desligou-se temporariamente mas regressou passados alguns minutos. Já no teste de queda, onde o aparelho foi sujeito a seis quedas seguidas de 1,2 metros de altura, o iPhone 6 ficou com alguns “arranhões” e marcas, mas manteve-se a funcionar, enquanto o 6 Plus não teve um desempenho tão bom neste ponto: o vidro manteve-se intacto mas os painéis frontais e traseiros desfizeram-se e o áudio parou de funcionar cerca de meia hora depois das quedas.

Atenção: não pôr o iPhone no microondas

Apesar de ter passado no mais recente teste da fragilidade, note-se que o último aparelho da Apple não é à prova de tudo e todos – não é à prova de água, nem tão pouco à prova de ondas eletromagnéticas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos últimos dias circularam na internet, a propósito do lançamento do novo sistema operativo iOS 8, informações de que uma nova funcionalidade do iPhone 6, chamada Wave, permitia carregar o dispositivo introduzindo-o no microondas lá de casa e deixando-o lá durante 1:30 minuto.

Num anúncio que imitava a estética da Apple, dizia-se que, em caso de emergência, um interruptor desativava a fonte de alimentação do telemóvel e os componentes correspondentes para evitar qualquer dano aos circuitos do dispositivo. A informação era, obviamente falsa, mas houve mesmo quem tivesse experimentado…e partilhado o resultado no Twitter.

https://twitter.com/rizarul/status/513927316917862400

Esta não é, no entanto, a primeira vez que campanhas falsas surgem com o mesmo propósito. A última foi há precisamente um ano, aquando do lançamento do iOS 7, onde se dizia que com a atualização do software o iPhone ficava resistente à água. E houve mesmo quem tivesse experimentado.