O iPhone 6 foi considerado este fim de semana o smartphone mais resistente de todos, depois de passar com distinção num conceituado teste de fragilidade aos dispositivos tecnológicos. Mas não será bem assim. Nos últimos dias têm surgido nas redes sociais queixas de utilizadores,que alegam ter o seu aparelho dobrado por o transportarem no bolso. Ou nem é preciso tanto – há quem diga que até com as mãos o consegue entortar (se tiver um pouco de força, claro).

Ao que parece, ser alto e magro não compensa no que à resistência diz respeito. Em causa estará a composição dos novos modelos de iPhone, feitos a partir de liga de alumínio. O ponto fraco parece estar à volta dos botões de volume, onde o material é mais fino e cria um ponto de apoio no qual o telefone acaba por dobrar. O ecrã, no entanto, não se quebra nem fica de maneira nenhuma danificado.

Segundo um teste feito pela Unbox Therapy, a quantidade de força necessária para o aparelho se dobrar no topo pode verificar-se no simples gesto de transportar o telemóvel no bolso de trás de umas calças justas. Ou se se aplicar força suficiente com as mãos.

As queixas, que surgiram apenas três dias depois de ter sido divulgado um estudo que põe os novos modelos da Apple no topo dos mais resistentes – apesar de o estudo incluir apenas testes de resistência à queda e à água -, chegaram rapidamente ao Twitter, com fotos e piadas sobre o assunto:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://twitter.com/nelsoncardoz/status/514471154057097216

Queixas semelhantes já tinham surgido com o Sony Xperia Z1, o Samsung Galaxy S4 e o BlackBerry Q10, cujos utilizadores também denunciaram o facto de os dispositivos ficarem tortos com a continuidade da utilização e, nomeadamente, o transporte nos bolsos.