Cerca de 200 veículos clássicos, com um valor global estimado em 15 milhões de euros, participam de sexta-feira a domingo na Mostra de Veículos Históricos, que se realiza no estádio municipal de Leiria, disse esta quarta-feira fonte da autarquia.

À agência Lusa, o vereador responsável pelos pelouros da cultura e desporto, Gonçalo Lopes, disse que vão estar no estádio “mais de 200 carros clássicos, numa das maiores mostras do país em termos de carros antigos”, representando “cerca de 40 marcas”.

Gonçalo Lopes afirmou que a mostra inclui duas viaturas com mais de cem anos, “um Ford T Torpedo Touring de 1909 e uma Kelly Springfield de 1912, que é um carro de bombeiros que está junto da corporação de Leiria desde essa data”.

O vereador adiantou que a exposição integra também “um conjunto de carros de luxo”, um dos quais avaliado em 650 mil euros, o veículo “mais caro em exposição”.

“Tudo assente em colecionadores locais, da nossa região, que acederam a esta exposição, cedendo as suas viaturas”, realçou, adiantando que a estimativa do município é de que o valor dos veículos em exibição “ultrapassa os 15 milhões de euros”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo Gonçalo Lopes, trata-se de “uma exposição extremamente rica, não só em termos de história”, dado que vão estar “carros muito antigos”, mas “também em termos de valor comercial e económico”.

Numa nota de imprensa, a Câmara de Leiria informa que no estádio dr. Magalhães Pessoa, a partir de sexta-feira e até domingo, “vão estar modelos tão marcantes da época dourada do cinema, como o Aston Martin conduzido por James Bond, o célebre espião 007, e veículos com verdadeiras marcas de vida, como uma viatura dos Bombeiros Municipais de Leiria que celebra este ano 100 anos de história no combate às chamas e na defesa de bens e pessoas”.

O programa inclui demonstrações de perícia automóvel e acrobacias, animação musical e infantil, e “workshops”, contando ainda com uma vertente gastronómica, entre outras atividades, como cursos de condução defensiva.

No estádio, os visitantes vão poder experimentar um simulador de capotamentos e uns óculos que simulam a perceção de embriaguez.

Um dos pontos altos do programa está reservado para as 18:00 de domingo, quando os veículos presentes na mostra partem para um passeio pela cidade.

Entretanto, o Comando Distrital de Leiria da PSP anunciou que vai marcar presença na mostra com uma das suas viaturas mais antigas e, ainda, com o Polícia Sinaleiro, “figura presente na memória coletiva de muitos leirienses” e que vai estar em “plena ação”, na rotunda do Sinaleiro, no domingo.

A Mostra de Veículos Históricos é uma organização da Câmara de Leiria, que conta com vários parceiros.

Até aos 10 anos, a entrada no estádio é gratuita. O bilhete diário custa dois euros e cinco euros é o valor do acesso para os três dias.

Dez por cento do valor da bilheteira reverte para a delegação de Leiria da Cruz Vermelha Portuguesa, acrescenta a nota de imprensa.