Quantos anos faz a Nintendo? Escusa de fazer contas de cabeça, tentar lembrar-se da primeira SEGA que comprou ou do primeiro jogo de Mario Brothers que ganhou na consola. Será, no mínimo, estranho se se lembrar do aparecimento da marca. É que, a Nintendo já faz 125 anos. Não, não é um engano. Embora a companhia se tenha tornado famosa pelos videojogos, já existia muito tempo antes.

https://www.youtube.com/watch?v=PK8bESEhFOI

Em 1889 nasceu a Nintendo Entertainment System, uma empresa que fabricava… cartas de jogar. Anos mais tarde entrou no mundo dos mais novos: a meio do século XX – entre 1960 e 1970 – começou a produzir brinquedos.

Só na década seguinte vieram (aproximadamente) os videojogos. A estreia foi com o Game&Watch, um jogo simples onde se podia ver as horas e usar um despertador. Se hoje, no ano do lançamento do relógio da Apple, este jogo parece absolutamente básico, em 1980 tornou-se uma verdadeira febre, permitindo à Nintendo traçar o caminho para o sucesso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com o passar dos anos a marca ficou conhecida por arriscar no design das consolas e dos comandos. O primeiro exemplo foi a N64, muito criticada pelos jogadores compulsivos, mas que cativou os olhos mais curiosos. Foi aqui que morreram as consolas como um simples aparelho de videojogos.

A Nintendo continuou a inovar e doze anos depois criou a Wii que virou as regras do jogo: um comando que cabia na palma da mão, permitia ao jogador levantar-se do sofá, simular os exercícios preferidos e até conduzir o carro do Super Mario. Depois reapareceram as consolas a lembrar os Gameboy que faziam as delícias de qualquer criança – e pais – dos anos 90.

Hoje já não há fios a ligar os comandos ao aparelho. Os portáteis já não precisam de andar acompanhados de uma lanterna para jogar à noite debaixo dos lençóis. Mas manteve-se uma coisa, na história da Nintendo: os jogos são a sua vida.