O emir do Qatar, o xeique Tamim bin Hamad al-Thani, garantiu que o emirado vai organizar em 2020 “um dos melhores mundiais de futebol da história”.

“As pessoas têm de entender que apresentámos o melhor dossiê de candidatura ao Mundial2020 e que vamos organizar um dos melhores mundiais de futebol da história”, garantiu quinta-feira o xeique à estação televisiva CNN.

Hamad al-Thani aproveitou para lamentar as permanentes polémicas sobre a atribuição do Mundial2020 ao Qatar, sobretudo sobre a capacidade do emirado em organizar uma prova desta dimensão e das condições climatéricas adversas (temperaturas que podem chegar aos 50 graus centígrados).

“Não querem aceitar e compreender que um país pequeno, árabe e muçulmano pode organizar um evento como este”, considerou o xeique na entrevista à estação norte-americana.

Sobre a possibilidade de o calendário do Mundial2020 ser alterado para o inverno, como forma de escapar às altas temperaturas, Hamad al-Thani garantiu que aceita qualquer que seja a decisão da FIFA, mas lembrou que os estádios terão condições para anular as condições atmosféricas adversas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A nossa candidatura aplicava-se a um Mundial no verão, mas compete à FIFA decidir qual será o melhor período do ano. O Qatar recorre há dez anos a um sistema funcional de ar condicionado que é usado com sucesso nos estádios”, frisou.

O xeique do Qatar admitiu problemas nas condições de trabalho oferecidas aos operários que trabalham na construção dos estádios, denunciadas por organizações de defesa dos direitos humanos, e prometeu alterações à legislação laboral.

“Sim, é verdade, existem problemas, mas estamos a resolvê-los e vamos criar nova legislação, porque não é aceitável este tipo de situações, reconheceu Hamad al-Thani.