Chuva e granizo no distrito de Évora provocam dezenas de inundações

As fortes chuvas que se fizeram sentir no início da tarde de sábado no distrito de Évora provocaram até ao momento 40 inundações urbanas, confirmou ao Observador o comandante distrital de Operações de Socorro de Évora. O granizo que caiu na cidade de Évora provocou a queda teto falso de um supermercado e levou ao encerramento do mesmo.

Nos municípios de Évora, Reguengos, Viana do Alentejo e Alandroal registaram-se até ao momento 40 inundações urbanas e quatro quedas de árvores, não se registando vítimas nem desalojados. Nestas ocorrências estiveram envolvidas 40 viaturas e 100 operacionais, entre bombeiros, forças de segurança e funcionários dos municípios.

As situações que vão surgindo nos vários municípios são localizadas, como a queda de granizo que durou 15 a 20 minutos e só foi registada na cidade de Évora. O teto falso de um supermercado caiu devido à acumulação de granizo provocando uma inundação e encerramento do estabelecimento.

Inundações e ventos fortes no distrito de Setúbal provocam feridos ligeiros

Cerca de 40 participantes de uma prova de canoagem na zona ribeirinha de Amora (Seixal) caíram este sábado à água devido ao vento e tiveram de ser resgatados, tendo dois deles sofridos ferimentos ligeiros, informaram os bombeiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal explicou à agência Lusa que esta situação aconteceu por volta das 17:20 e que não foi necessário transportar qualquer dos atletas para o hospital. “Não foi ninguém para o hospital, mas dois dos participantes ainda foram assistidos no local porque sofreram pequenos ferimentos, nomeadamente escoriações”, revelou o CDOS.

Na zona ribeirinha de Amora, decorria esta tarde uma “prova desportiva de canoagem”, quando “rajadas fortes de vento viraram as embarcações de vários concorrentes”. “Cerca de 40 caíram à água, mas foram todos resgatados”, acrescentou a fonte da Proteção Civil. No local, estiveram 22 operacionais, apoiados por sete veículos e por duas embarcações, envolvendo meios dos bombeiros, da Polícia Marítima e da PSP.

No distrito de Setúbal, o mau tempo provocou ainda, entre as 14:50 e as 19:30, um total de 59 inundações, duas delas em hipermercados no concelho da Moita, que tiveram de ser encerrados. “No Intermarché da Moita, ocorreram infiltrações no telhado e o estabelecimento teve de ser encerrado”, enquanto “no Continente caiu parte da cobertura, na zona das caixas registadoras” e o hipermercado foi igualmente “evacuado e encerrado”, relatou o CDOS.

No global, nove dos 14 concelhos do distrito de Setúbal foram afetados pelo mau tempo: “Os três piores foram a Moita, com 19 inundações, Setúbal, com 12, e o Barreira, com 10”, disseram os bombeiros à Lusa. Não se registaram quais quer feridos.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera mantém sob aviso laranja 15 distritos em Portugal continental e outros três com aviso amarelo devido à probabilidade de chuva forte e trovoada. O alerta mantém-se até domingo de manhã.