Ao telefone, por sms, pessoalmente, em reuniões, em comícios, na rua ou na internet, Seguro e Costa reuniram o pessoal de confiança, muitos amigos de longa data, para preparar estratégias, alinhar discursos e definir programas.

Passaram quatro meses desde que António Costa desafiou a liderança de António José Seguro. O líder do PS respondeu com a marcação de eleições primárias e os dois candidatos estão desde então em campanha para convencer militantes e simpatizantes. Para o conseguir, juntaram uma equipa mais ou menos presente nas relações do dia-a-dia com os candidatos.

António José Seguro manteve em linha aberta a maior parte dos membros da direção do partido, que continuam fiéis ao líder do partido. Álvaro Beleza, Eurico Brilhante Dias e Óscar Gaspar são uma espécie de três mosqueteiros em defesa do secretário-geral. Na guarda na Assembleia da República, com uma bancada parlamentar fragmentada nos apoios nestas primárias, está Alberto Martins.

Ainda no Parlamento, Seguro tem o deputado João Soares – bastante ativo também nas redes sociais – e Francisco Assis.

Seguro escolheu ainda dois pesos pesados para o ajudarem a dar a voz pela candidatura: Manuel Machado, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, é o mandatário da campanha e João Proença, o diretor.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No terreno e na organização de estruturas, o líder do PS conta com o apoio de Miguel Laranjeiro (também deputado) e António Galamba. Nesta equipa, que funciona como o conselho de opinião do secretário-geral, está ainda Isabel Coutinho, líder das mulheres socialistas.

Seguidores-seguro António Costa reuniu uma equipa próxima maior que a de António José Seguro. No núcleo duro de apoio tem os “jovens turcos”, que ficaram assim apelidados quando mostraram discordância com o líder do PS, António José Seguro, no início de 2013. Os deputados Pedro Nuno Santos (também líder da Federação de Aveiro), Pedro Delgado Alves, João Galamba estão no núcleo de “jovens turcos” a que se junta também o deputado e líder da distrital de Lisboa, Marcos Perestrello.

Nos pesos pesados, António Costa tem Carlos César, o mandatário de campanha e Ana Catarina Mendes como diretora de campanha. Pedro Silva Pereira, Ferro Rodrigues, Vieira da Silva e Fernando Medina são os outros quatro nomes mais fortes do núcleo de apoio ao autarca.

Na estrutura conta com Marcos Perestrello e Duarte Cordeiro. E Maria Manuel Leitão Marques tratou do programa “Agenda para a década”

 

  Seguidores-costa

 No domingo, enfrentam-se nas urnas as duas estratégias e as duas equipas e se saberá quem irá disputar as legislativas contra o PSD de Passos Coelho.