O atleta queniano Dennis Kimetto bateu este domingo o recorde mundial da maratona, na de Berlim, com o tempo de duas horas, dois minutos e 57 segundos. Em segundo lugar ficou o compatriota Emmanuel Mutai com 16 segundos de diferença.

Ao fim de 20 quilómetros Dennis Kimetto e outros seis atletas encontravam-se destacados dos restantes participantes, mas nos quatro quilómetros finais isolou-se dos companheiros, incluindo o queniano Emmanuel Mutai, tornando-se o primeiro atleta a terminar a maratona em menos de duas horas e três minutos. “Sinto-me bem porque venci uma corrida muito difícil”, disse o atleta. “Senti-me bem desde o início e nos últimos cinco quilómetros senti que conseguia fazê-lo [bater o recorde]”.

O atleta de 30 anos bateu o recorde pessoal, estabelecido em duas horas, três minutos e 43 segundos, e o recorde estabelecido no ano passado, na mesma prova, pelo compatriota Wilson Kipsang, que terminou a corrida em duas horas, três minutos e 23 segundos. Esta é a quinta vez nos últimos oito anos que se bate o recorde na Maratona de Berlim, que conta já com 41 edições.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR