Depois do casamento, eis a questão: será George Clooney o grande sortudo? O site americano The Business Woman foi um dos poucos meios (se não o único) a adotar este ângulo: não foi o cobiçado solteirão de Hollywood que se casou, antes Amal Alamuddin. No artigo, publicado no dia do enlace, a 27 de setembro, ela é a protagonista e figura no topo da história.

Com o título “Advogada reconhecida internacionalmente casa-se com um ator”, a peça dá destaque a Amal, de origem britânica e libanesa, um peso pesado no que a direitos humanos diz respeito e que, escreve o site, foi contra as tendências de mulheres de carreira ao casar-se com… um ator. De facto, é apenas no sexto parágrafo que o nome de Clooney surge: “Pouco se sabe sobre as relações anteriores de Amal (…) mas está a casar-se com um ator, de nome George Clooney, segundo nos disseram”.

A importância dada à figura feminina nesta união não passa despercebida também na imprensa britânica. Amal aparece lado a lado com a rainha Isabel II numa lista que Telegraph publicou este domingo, onde estão os nomes das 100 mulheres melhor relacionadas do Reino Unido. A lista foi compilada pela revista GQ, mas também pela Editorial Intelligence, e contempla mulheres que trabalham em diferentes áreas, dos media a moda, mas também no universo do Direito — razão mais do que suficiente para que a advogada tenha direito a figurar entre os restantes 99 elementos poderosos do sexo feminino.

E esse casamento, como foi?

O ator e Amal Alamuddin selaram, esta segunda-feira, a união matrimonial numa cerimónia civil em Veneza. O casal deslocou-se de barco até à câmara municipal onde assinou a folha do registo civil, depois de a festa de sábado, dia 27, ter roubado as atenções dos meios nacionais e internacionais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na cerimónia do fim de semana, dita “privada”, marcaram presença alguns convidados famosos, incluindo Matt Damon, Bill Murray, Emily Blunt, Cindy Crawford, o vocalista da banda U2 e até Anna Wintour. A presença da editora da edição norte-americana da Vogue leva a crer que a chamada bíblia da moda poderá ter acesso exclusivo às imagens do enlace; caso isso aconteça, o dinheiro do acordo multimilionário reverterá a favor de instituições de caridade. Até ao momento não há fotografias oficiais do casamento, pelo que resta ao comum mortal esperar por um vislumbre que seja do evento.

O casal planeou meticulosamente as celebrações que estavam previstas prolongar-se durante três dias (isto é, até esta segunda-feira), pelo que à família e aos amigos foi enviada uma carta com o programa das festas. Nela era possível ler-se a seguinte mensagem: “Ambos estamos muito contentes que estejam aqui. Fizeram um longo caminho, pelo que vamos fazer com que a viagem valha a pena. Obrigada por estarem aqui. Significa o mundo para nós”.

Os agradecimentos não se ficaram por aqui. Os convidados receberam ainda um iPod com as músicas favoritas dos noivos, mas também walkies talkies para que pudessem levar a animação de volta para os quartos, escreve o Mirror. E, de modo que não houvesse visitas inesperadas, aos participantes foram dados códigos disponibilizados em telemóveis, os quais teriam de estar com eles em todas ocasiões — exceto na cerimónia do casamento, para que nenhuma forma de informação chegasse às redes sociais.

O momento em que o ator e a advogada deram o nó aconteceu no Aman Canal Grande Hotel. Ele usou um fato Armani e ela, ao contrário do que apontavam diversos meios, escolheu um Oscar de la Renta. O casal disse o clássico “I do” pelas 20h45 na unidade hoteleira de sete estrelas — sim, sete! Depois da emoção, o jantar. De acordo com a Us Weekly, foram servidas lagostas, risotto de limão, polenta frita e cogumelos. A festa fez-se ao som de Amy Whinehouse, Daft Punk e alguns clássicos provenientes de Jackson 5 e Blondie.

Entretanto, foram muitas as personalidades que desejaram publicamente felicidades ao casal. O ator Ben Affleck, um amigo próximo de Clooney, não conseguiu estar presente no casamento devido a compromissos profissionais. Ao ET Canada disse: “Algumas pessoas têm de trabalhar e todas as outras estão em Veneza. (…) Mas [ele] encontrou uma miúda fantástica e eu estou muito feliz por eles. Desejo-lhes o melhor”. Mais vozes se fizeram ouvir (ou, neste caso, ler) na rede social Twitter.

https://twitter.com/thebenshow/status/516025563673153536