A empresa turca Pugedon introduziu recentemente um novo tipo de máquinas de venda automática nas ruas de Istambul. Chama-se “Pugedon Smart Recycling Box” (algo como “Caixa inteligente de reciclagem Pugedon”) e pretende incentivar os cidadãos a reciclarem, ao mesmo tempo que ajudam os animais abandonados.

Para usar a máquina, basta introduzir uma garrafa de plástico usada no seu interior. Em troca, esta liberta uma quantidade de comida para os animais vadios (cães e gatos). As “Pugedon Smart Recycling Boxes” não custam nada à cidade — o dinheiro conseguido com a reciclagem das garrafas serve para cobrir o custo da comida dos animais. Com o formato de uma cabine fechada, as “caixas” funcionam através de energia solar e têm a capacidade para 800 garrafas.

Para além de funcionarem como uma forma de sustento para os animais vadios, que muitas vezes dependem da simpatia dos habitantes locais, as novas máquinas procuram também provocar uma mudança positiva num local onde os animais nem sempre são tratados com dignidade, como refere o Huffington Post.

Há muito que a Turquia se debate com o problema dos animais vadios, mas as medidas tomadas têm sido controversas. Só em Istambul, cerca de 150 mil cães e gatos partilham as ruas com os seus mais de 14 milhões de habitantes. Em 2012, o Governo delineou uma nova lei para enviar os cães de Istambul para “parques naturais” nos arredores da cidade, obrigando os animais a deixarem o ambiente urbano a que já estão habituados. A proposta deixou indignados os ativistas dos direitos dos animais, que compararam a medida à lei de 1910, quando os cães vadios fora enviados para uma ilha e deixados ao abandono. Os que não se deixaram morrer à fome, acabaram por atacar os seus companheiros, refere o site Big Think.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR