A Rússia mantém no leste da Ucrânia centenas de militares, incluindo forças especiais, apesar de uma “retirada significativa” de forças após a assinatura de um cessar-fogo com Kiev, afirmou nesta terça-feira um porta-voz militar da NATO. Depois da retirada, “centenas de tropas russas, incluindo forças especiais, continuam no interior da Ucrânia”, disse Jay Janzen, citado pela agência France Presse.

Na última semana não houve qualquer redução de tropas russas em território ucraniano e ainda há cerca de 20.000 militares russos estacionados junto à fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, acrescentou. A Rússia negou sempre que tropas suas integrassem as fileiras dos separatistas do leste ucraniano.

Moscovo e Kiev assinaram a 5 de setembro em Minsk um cessar-fogo para pôr termo ao conflito armado iniciado em abril no leste do país entre separatistas pró-russos e o exército ucraniano. O conflito fez mais de 3.200 mortos e 650 mil deslocados. A trégua, consolidada a 20 de setembro numa segunda ronda de negociações em Minsk, não impediu intensos combates.

No final de agosto, a NATO indicou que “mais de um milhar” de soldados russos combatiam no leste da Ucrânia e publicou fotos de satélite das unidades russas a operar em território ucraniano. A 20 de setembro, o comandante das forças aliadas na Europa, o general norte-americano Philip Breedlove, afirmou ter-se registado uma “redução significativa” das tropas russas na Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR