A Terra vista do espaço é mais do que uma enorme extensão de água. Nuvens, tempestades, auroras ou o nascer e pôr do Sol, são algumas das imagens que os astronautas na Estação Espacial Internacional (EEI) podem ver diariamente. Aproveitando o pouco tempo livre de que dispõe, o astronauta alemão Alexander Gerst, que está na EEI desde 29 de maio, tirou uma série de fotografias durante a órbita à volta da Terra e partilhou-as num vídeo em time lapse. Eis o resultado.

A bordo da EEI vêem-se a aurora boreal, relâmpagos, e o nascer do Sol – ESA

A Estação Espacial Internacional encontra-se a cerca de 400 quilómetros de altitude. Como viaja a 28.800 quilómetros por hora, dá a volta ao planeta em apenas 90 minutos, fazendo com que os astronautas a bordo vejam, em cada dia, o Sol nascer e pôr-se 16 vezes. De cada vez que completa uma volta move-se cerca de 2.200 quilómetros para oeste, cobrindo uma nova área do planeta.

Antes de ter sido escolhido como astronauta da Agência Espacial Internacional, Alexander Gerst era geofísico e vulcanólogo. Agora, a bordo da EEI, é responsável por várias experiências científicas nas áreas da física, biologia, fisiologia humana e radiação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR