O surto de Ébola que atinge o noroeste da República Democrática do Congo (RDC) desde meados de agosto já fez 42 mortos, indica um balanço divulgado esta quarta-feira pelo ministro da Saúde congolês, Félix Kabange Numbi.

Um balanço anterior, divulgado a 23 de setembro, contabilizava 41 mortos provocados pela febre hemorrágica associada ao vírus.

A taxa de mortalidade das pessoas infetadas pelo Ébola chega a 90% e o número de casos suspeitos, prováveis e confirmados da RDC elevou-se para 70 (contra os 38 do balanço anterior).

Segundo o ministro, 12 pessoas infetadas estão a recuperar e o último caso positivo foi confirmado em 24 de setembro, indicou Kabange Numbi.

O surto de Ébola na RDC teve origem numa floresta cerca de 800 quilómetros a nordeste de Kinshasa.

Este é o 7.º surto de Ébola na RDC desde que o vírus foi descoberto em 1976 perto do rio Ébola no então Zaire, atual RDC.

Segundo a Organização Mundial de Saúde e as autoridades de Kinshasa, o surto na RDC é distinto da epidemia de Ébola que atinge a África ocidental e que já fez mais de 3.000 mortos desde o início do ano, essencialmente na Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR