António Costa não perdeu tempo e vai já este domingo começar a construir pontes à esquerda. Depois das comemorações oficiais do 5 de outubro na Câmara de Lisboa, de manhã, o vencedor das primárias do PS vai até Sintra para participar no congresso do partido Livre, fundado no ano passado por Rui Tavares com a intenção de unir a esquerda portuguesa em volta de temas como a Europa e a ecologia.

Quem também já tem presença confirmada é Ana Drago, antiga bloquista que vai participar na qualidade de representante da Associação Fórum Manifesto. Drago, ex-deputada do BE, rompeu com o partido depois da dificuldade dos bloquistas encetarem entendimentos tanto com o Livre como com o Movimento 3D. Também estará presente neste primeiro congresso do Livre – que se realiza em Sintra, no Centro Cultural Olga Cadaval -, Paulo Fidalgo, presidente da Associação Renovação Comunista.

Neste primeiro congresso – como partido constituído já que o Livre organizou um congresso ainda como movimento em janeiro deste ano -, o Livre vai acertar alguns pontos sobre a sua organização interna, mas também começar a definir o seu posicionamento eleitoral para as legislativas de 2015. Tendo isso em conta, o partido vai deixar que líderes de outros partidos intervenham durante o congresso e exponham as suas ideias aos membros do Livre. É esperado que Costa, Drago e Fidalgo intervenham neste encontro.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR