Os clientes do Novo Banco estão a vender ao balcão as obrigações seniores do Banco Espírito Santo (BES) que os seus clientes adquiriram ainda antes da resolução do Banco de Portugal que criou a nova instituição financeira. Regra geral, as vendas representam perdas para os clientes na ordem dos 10%. “Eles [os clientes] estão a aceitar vender a perder 10% ou mais”, revela um funcionário de um balcão do Novo Banco, que não quis ser identificado por não estar autorizado a falar pelo banco. O gestor de conta diz que a iniciativa parte dos clientes.

Fonte oficial do Novo Banco explica que, desde segunda-feira, a rede comercial está autorizada a propor a troca das obrigações seniores por dois depósitos a prazo a três e dez anos, mas que só podem ser movimentados após o primeiro ano. Porém, caso não desejem manter-se clientes do Novo Banco, são livres de optarem por sair com as perdas obtidas com a venda das obrigações no mercado.

“Os negócios que se fazem agora [sobre obrigações seniores do BES] no mercado estão próximos de 90% do valor nominal, independentemente da maturidade dos títulos”, revela um gestor de ativos de um dos grandes bancos nacionais. “Por isso, os 10% de perda fazem sentido”, acrescenta o gestor, que também não quis ser identificado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR