Três libras (cerca de 3,83 euros) podem salvar 1854 vidas em cinco anos e prevenir mais de 43 mil doenças e ferimentos relacionados com o consumo de álcool. Essa é a convicção do National Institute for Health and Care Excellence (NICE) que acaba de recomendar o uso de Nalmefene no Reino Unido. Um comprimido que inibe o desejo de consumo de álcool e cuja lamela custa três libras.

Segundo os especialistas do NICE, no Reino Unido há 600 mil pessoas que bebem diariamente meia garrafa de vinho ou três pints (cerca de 1,7 litros de cerveja). Todos estes consumidores são elegíveis para tomar estes comprimidos. Testes feitos com o Nalmefene mostrame reduz em 61 %, ao longo de seis meses, o consumo de álcool.

“A dependência do álcool é um assunto muito sério para muita gente. Estes a quem pode ser prescrito o Nalmefene já deram um grande passo ao procurar um médico”, disse o especialista do CaroleLonson.

Desde outubro do ano passado que este comprimido é usado na Escócia. Em Inglaterra, o Serviço Nacional de Saúde espera pela decisão final que, em novembro, irá aprovar o orçamento de 228 milhões de libras anuais para esta medicação. “Nalmefene é o único medicamento licenciado para ajudar os consumidores a parar de consumir álcool. A dependência do álcool é diagnosticada se o consumidor apresentar três dos seguintes seis sintomas:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

1. Forte desejo em ingerir álcool.

2. Dificuldades em controlar a ingestão de álcool.

3. Negligenciar hobbies por causa do uso do álcool.

4. Continuar a beber álcool mesmo quando sofre as suas consequências secundárias.

5. Tolerância aos efeitos do álcool.

6. Sintomas de abstinência por não beber álcool.