Xinobi é Bruno Cardoso, ex-guitarrista dos The Vicious Five, banda que terminou a atividade em 2009. Além do Rock sempre se interessou pela música eletrónica e, autodidata, aprendeu a mexer nas máquinas e a desenvolver trabalho de Dj e produção. Com base nos discos e na amizade, fundou a meias com Moullinex e com outros artistas o Discotexas — um coletivo de artistas de várias artes que entretanto se tornou uma produtora.

A par da atividade como Dj, Xinobi começou a ser conhecido internacionalmente pelas suas remisturas — Toro Y Moi, John Grant e Nicolas Jaar são três exemplos. Mas a eletrónica tem várias derivas e a bagagem musical de Xinobi é rica e diversa. Ao longo do tempo acumulou ensaios mais ou menos complexos, resultado de diferentes temas e experiências, de onde resultou o álbum de estreia “1975”. O primeiro single saiu no início de setembro e chama-se “Mom and Dad”. O vídeo que o ilustra é “um exercício de estética”, outros dos desafios que motivam.

O Observador entrevistou o artista uma semana antes do lançamento. Já confirmámos que a apresentação ao vivo está marcada para 13 de novembro, no Lux, em Lisboa. Até lá, Xinobi vai reunir uma banda para o tocar. A diversidade sonora de “1975” permite fugir do estereótipo Dj homem+máquina, e Bruno Cardoso é um homem que continua a gostar de bandas. Este foi um dos assuntos da entrevista que pode ver, em complemento ao Álbum da Semana.

[jwplatform kcKWi4zN]

xinobimusic.comSpotify

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR