“Um total de 23 professores não vão estar hoje a cumprir o seu horário normal, razão pela qual me vejo forçado a interromper as atividades letivas não abrindo a escola. Lamento profundamente a perturbação e os transtornos causados às famílias”, disse à agência Lusa António Mário Godinho.

O responsável disse esperar que a situação se altere na terça-feira, adiantando que durante o dia de hoje vai tentar perceber se os professores candidatos à bolsa de contratação de escolas aceitaram ou não a vaga.

As aulas na Escola EB Francisco de Arruda, na Calçada da Tapada da Ajuda, Lisboa, iniciaram-se a 22 de setembro com 16 professores em falta, funcionando aquele estabelecimento de ensino apenas da parte da manhã, por falta de funcionários.

Na sexta-feira, vários agrupamentos de escolas receberam orientações do Ministério da Educação para anularem as colocações de professores do concurso da bolsa de contratação, cujos resultados foram conhecidos a 12 de setembro.

Estas orientações foram dadas horas antes do anúncio de divulgação das novas listas, que substituem as anteriores, nas quais foram detetados erros, que levaram à demissão do antigo diretor-geral da Administração Escolar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR