Ainda antes do fim da noite eleitoral, um grupo de intelectuais que na primeira volta apoiava Marina Silva e Aécio Neves divulgou um manifesto promovendo uma aliança entre os dois na segunda volta, noticia a Folha de São Paulo.

O manifesto, que já conta com mais de 166 assinaturas, foi subscrito por poetas, atores, professores universitários, escritores e líderes de Organizações de não-governamentais. Entre os muitos nomes, destaca-se o de Francisco Weffort, membro fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) – partido de Dilma Rousseff -, o do poeta António Cícero e o do filósofo José Arthur Gianotti.

Uma parte do manifesto, divulgado pela Folha de São Paulo:

“Apoiamos Aécio Neves porque a sociedade brasileira quer mudanças. Porque é preciso dar um basta à conivência com a corrupção e aos retrocessos que marcaram a ação do governo nos últimos anos: a confusão entre partido e Estado e a cooptação de organizações da sociedade civil.

Porque a democracia requer valores republicanos e exige o respeito às diferenças políticas, culturais e individuais. Apoiamos Aécio Neves porque a estabilidade e o crescimento económicos são condições indispensáveis para que a redução das desigualdades seja efetiva, e a retomada do desenvolvimento seja sustentável.

Porque queremos que as pessoas realmente se emancipem da ineficiência e das distorções dos serviços públicos, da pobreza que amesquinha seus horizontes e da falta de acesso a direitos fundamentais em áreas prioritárias como educação, saúde e segurança pública.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR